Vários fatores podem definir clima e temperatura de um lugar, entre eles a altitude, a latitude e umidade. No Brasil os lugares mais frios do país encontram-se nas regiões Sul e Sudeste, são especialmente frias as regiões das serras catarinense e gaúcha.
Considerando que as temperaturas nestes lugares podem chegar facilmente a menos de zero grau celcius nos meses de inverno, a arquitetura não pode desprezar o uso de estratégias de tratamento de isolamento térmico na elvoltória e esquadrias das edificações nessas regiões.
Na região Sul do Brasil em função da latitude, as fachadas sul das edificações não pegam sol nem no verão, tal situação pede do arquiteto extremo cuidado no posicionamento da edificação para evitar que ambientes como quartos fiquem em zonas permanentemente sombreadas.
Estudar os ventos predominantes da região também é importante para a definição das aberturas, ventilação cruzada é desejável sempre, porém em meses frios a ventilação excessiva não é desejável e muito menos em dias com temperatuturas muito baixas.
É fundamental que se faça tratamento térmico nas paredes e telhados das edificações, em construções tecnológicas, como as que usam o Light Steel Frame, este tratamento é realizado utilizando-se materiais isolantes nas paredes e sobre os forros.
Em climas muito frios há sempre o contraponto do isolamento e tamanho das janelas e portas, De maneira geral entende-se que quanto maior o envidraçamento menor o isolamento térmico, porém isso se aplica a fechamentos sem qualidade, sem os devidos componentes de vedação, espessuras e materiais adequados ao isolamento ou sem os vidros duplos.
Em regiões serranas do sul o uso de esquadrias de boa qualidade térmica são imprescindíveis à uma construção de alto padrão, especialmente quando desejamos manter a integração dos espaços interior e exterior.
Podemos utilizar qualquer tipo de piso em edificações serranas, o que é bastante recomendável é que sempre que possivel tenha associado ao contrapiso algum sistema de aquecimento por convecção, seja ele elétrico ou à gás.
Nos casos onde o orçamento não permita a colocação do aquecimento de piso, recomendamos o uso de madeira, carpet ou piso vinílico no piso, associado com tapetes para tornar mais confortável o pisar em dias mais frios.
Como sistemas gerais de aquecimento temos muitas opções no mercado, desde pequenos aquecedores elétricos até aos sistemas de aquecimento de piso como citamos anteriormente.
Os mais populares são o uso de lareiras e aquecedores de maior porte, elétricos ou a óleo, mas tambem temos os fogões à lenha e até mesmo os sistemas de circulações de água quente na edificação.
Splits se tornaram muito populares como aparelhos de aquecimento, porém têm uma grande rejeição pelos usuários quando falamos em aquecimento.